fbpx

E se os noivos escolherem um concorrente mais barato?

Antes de ficar triste, chateada ou repensar totalmente o seu preço e seu trabalho porque aquele casal escolheu um concorrente mais barato, é importante pensar em 3 pontos muito importantes.

  1. É seu concorrente mesmo?

A primeira coisa que você tem que avaliar é se, de fato, aquela pessoa concorre diretamente com você e isso é mais difícil do que parece. Vocês fazem exatamente a mesma coisa? Com a mesma qualidade? A mesma entrega? A experiência que proporcionam é a mesma?

É muito importante ter uma coisa em mente: trabalhar no mesmo segmento não significa fazer a mesma coisa. Não é porque a outra pessoa também é fotógrafo, que é seu concorrente. Não é porque vocês duas atuam como cerimonialistas que são concorrentes.

Quer um exemplo fácil de entender? Uma bolsa da Zara é uma bolsa. Uma da Chanel também. As duas servem para carregar coisas, as duas servem para compor um look, as duas são bonitas e as duas atingem o objetivo que precisam atingir. Mas você concorda comigo que, em nenhum sentido, elas são concorrentes? Uma bolsa da Zara e uma da Chanel tem propostas, objetivos e clientes diferentes. Assim como o preço.

2. Você faria esse trabalho por esse preço?

Para e pensa: valeria a pena, financeiramente, cobrar esse mesmo preço que o concorrente mais barato cobrou?

O preço tem que ser definido com base em um monte de cálculos. Você fez os seus ou definiu um número com base no mercado e em fatores externos?

Lembra do conceito de “mesma coisa” que falei ali em cima. Se vocês fazem A MESMA COISA, como aquela pessoa consegue cobrar esse preço, sustentar a empresa e ter lucro? Pesquise.

3. Qual é o seu valor?

Não é só o preço que conta na decisão dos noivos de contratar alguém. Nunca é. Mesmo os noivos que só querem economizar a qualquer custo. Mesmo que o preço seja, de fato, uma coisa que pesa muito na decisão. Nunca é só sobre preço.

Pensa bem. Se você quer comer um sanduíche barato, você vai onde? No Mc Donalds. Existem sanduíches mais baratos, com certeza. Muito mais baratos. Mas o Mc Donalds já te mostrou que o barato deles vale aquele preço. Não é só definir o preço. Você tem que mostrar para os noivos o quanto vale, de verdade, o seu trabalho. E a melhor forma de fazer isso é deixando muito claro para eles o resultado e a transformação que eles terão se te escolherem. E aqui preciso muito ressaltar um ponto: o que mostra valor é o resultado, não o caminho.

Oi, eu sou a Lê

Sou apaixonada por casamentos, sou mãe do Lucas e da Alice e casada com o amor da minha vida. Minha missão é te ajudar a mostrar para o mundo o que você já sabe: todo casamento precisa de você!

plugins premium WordPress