Prowedding https://prowedding.com.br/ Para profissionais que realizam sonhos Wed, 01 Mar 2023 19:58:22 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.4.3 https://prowedding.com.br/wp-content/uploads/2022/05/Favicon-grande-150x150.png Prowedding https://prowedding.com.br/ 32 32 4 ted talks que todo profissional de casamentos deveria assistir https://prowedding.com.br/ted-talks-que-todo-profissional-de-casamentos-deveria-assistir/ Wed, 01 Mar 2023 18:17:47 +0000 https://prowedding.com.br/?p=11756 Aqui estão 5 Ted Talks que todo profissional de casamentos deveria assistir para nunca mais ficar parado no tempo. Alguma vez você já sentiu que está parada no tempo? Sem saber como sair do lugar? Será que em algum momento você ficou meio perdida, sem entender como se destacar nesse nosso mercado ou procurando uma […]

O post 4 ted talks que todo profissional de casamentos deveria assistir apareceu primeiro em Prowedding.

]]>

Aqui estão 5 Ted Talks que todo profissional de casamentos deveria assistir para nunca mais ficar parado no tempo.

Alguma vez você já sentiu que está parada no tempo? Sem saber como sair do lugar?

Será que em algum momento você ficou meio perdida, sem entender como se destacar nesse nosso mercado ou procurando uma inspiração ou uma ideia de ouro que te fizesse mudar alguma coisa?

Sinto te desapontar, minha amiga, mas não existe ideia de ouro.

A criatividade é um exercício e o sucesso deveria ser um verbo: ele só acontece para quem está em movimento.

Chegou a hora, então, de se mexer. Bora?

  1. Mel Robbins – How to stop screwing yourself over
pare de puxar o freio de emergência

2. Brené Brown – The power of vulnerability

você é suficiente.

3. Stephen Duneier – How to Achieve Your Most Ambitious Goals

tire os seus sonhos da prateleira com um ajuste na sua rotina

4. Barbara Sher – Isolation is the dream-killer, not your attitude

qual é o seu sonho? E qual é o seu obstáculo?

Trabalhar com casamentos não é fácil, né? São muitos desafios, muitas peculiaridades, um mercado competitivo e uma expectativa gigantesca dos clientes – os noivos. É um desafio atrás do outro, um problema pra resolver atrás do outro, um incêndio atrás do outro. E foi justamente por isso que eu quis trazer esses 4 Ted Talks que todo profissional de casamentos deveria assistir. Pra dar uma animada, uma luz e, principalmente, pra te animar a continuar.

Por outro lado, é um mercado milionário, promissor e que se renova a cada ano. Para pra pensar: segundo o IBGE, um milhão de casamentos acontecem todos os anos no Brasil. Um milhão de casais está organizando o casamento e precisa de profissionais todos os anos. Quantos desses você precisa para lotar a sua agenda?

E se quiser ajuda para ter a agenda lotada e viver – de verdade – de casamentos, me acompanha no Instagram. Vou amar ter você por lá! 🙂

O post 4 ted talks que todo profissional de casamentos deveria assistir apareceu primeiro em Prowedding.

]]>
chegou a hora de fazer anúncios para a sua empresa de casamento? https://prowedding.com.br/anuncios-online-da-sua-empresa-de-casamento/ Wed, 15 Jun 2022 01:05:44 +0000 https://prowedding.com.br/?p=11023 Antes de começar a falar sobre fazer ou não fazer anúncios para a sua empresa de casamento, precioso que você entenda uma coisa importante. Não é segredo para ninguém que, hoje em dia, um dos maiores presentes que alguém pode nos dar é a atenção. A verdade é que estamos o tempo todo competindo pela […]

O post chegou a hora de fazer anúncios para a sua empresa de casamento? apareceu primeiro em Prowedding.

]]>
Antes de começar a falar sobre fazer ou não fazer anúncios para a sua empresa de casamento, precioso que você entenda uma coisa importante. Não é segredo para ninguém que, hoje em dia, um dos maiores presentes que alguém pode nos dar é a atenção.

A verdade é que estamos o tempo todo competindo pela atenção das pessoas, seja em casa, nas redes sociais, ou no trabalho. Isso não seria diferente com as noivas e noivos. Ao contrário do que
muita gente pensa, você não está competindo apenas com os seus concorrentes diretos, que vendem produtos ou serviços parecidos com os seus. Hoje em dia, com a facilidade das informações e com as pessoas conectadas o dia inteiro, você está competindo com todo mundo. O tempo inteiro.

Quando você usa a internet para conquistar mais clientes e para ser encontrado pelos noivos certos, você está competindo pela atenção deles com programas de fofoca, com as fotos dos amigos, com notícias, com famosos, com lojas de roupa, com receitas, com dicas de academia e com qualquer outra coisa que eles tenham interesse.

É por isso que, muitas vezes, só a produção de conteúdo parece pouco. Ela é, sim, o primeiro passo, não se engane. Mas se você já trabalha bem as suas redes sociais e o seu site, existe um caminho mais eficiente para chegar até as pessoas: você pode – e deve – fazer anúncios para a sua empresa de casamento.

Mas eu não posso mentir para você. Os anúncios online não são para todo mundo. Antes de começar e investir nisso, a sua casa precisa estar arrumada.

  1. Como estão as suas redes sociais?

Quando você começar a fazer anúncios para a sua empresa de casamento, uma coisa é certa: vai chegar gente nova nas suas redes sociais. Elas estão prontas para receber essas pessoas? Quem chegar vai ter vontade de ficar? Os noivos que entrarem hoje no seu perfil, vão sentir vontade – de verdade – de te contratar?

2. Como está o seu site?

Se você for começar pelos anúncios do Google, não tem jeito. Você precisará ter um site. Se estiver pensando em começar pelos anúncios do Facebook e Instagram também não dá para fugir. O site vai ser importante para levar as pessoas dos anúncios para algum lugar que seja seu e que você consiga coletar dados e informações sobre as pessoas.

3. Como está o seu atendimento?

Você vai conseguir atender essas pessoas que vão chegar? Isso é importante não só para saber se está na hora de começar os anúncios, mas também quanto você deve investir nesse início. Cuidado para não dar um passo maior do que você mesma consegue acompanhar.

Está pronta para dar esse passo? Conheça o jeito prowedding de fazer anúncios para a sua empresa de casamento e fazer mais noivos se apaixonarem pelo seu trabalho 🙂

O post chegou a hora de fazer anúncios para a sua empresa de casamento? apareceu primeiro em Prowedding.

]]>
O que é o BV do mercado de casamentos? https://prowedding.com.br/bv-do-mercado-de-casamentos/ https://prowedding.com.br/bv-do-mercado-de-casamentos/#comments Wed, 22 Dec 2021 01:18:46 +0000 https://prowedding.com.br/?p=8835 Todo mundo precisa falar sobre isso. Tem muito fornecedor pagando BV achando que isso é uma prática obrigatória do mercado e que não tem outro jeito de trabalhar. Tem muita noiva contratando gente que trabalha com BV e pagando mais caro para bancar esses percentuais. Tem muita cidade com o mercado de casamentos estagnado, ruim, […]

O post O que é o BV do mercado de casamentos? apareceu primeiro em Prowedding.

]]>
Todo mundo precisa falar sobre isso. Tem muito fornecedor pagando BV achando que isso é uma prática obrigatória do mercado e que não tem outro jeito de trabalhar. Tem muita noiva contratando gente que trabalha com BV e pagando mais caro para bancar esses percentuais. Tem muita cidade com o mercado de casamentos estagnado, ruim, e um monte de gente boa de serviço tentando entrar e sendo “cancelada” porque “sempre foi assim”. Todo mundo precisa saber o que é o BV do mercado de casamentos, até quem quer continuar fazendo.

  • O que é?

BV é a sigla para Bônus de Vendas, mas também pode ser chamado de RT e de comissão por indicação, dependendo da cidade.

  • Serve para que?

O BV é uma prática muito usada no mercado de publicidade. As empresas pagam um bônus para a empresa de publicidade a cada contrato fechado. Esse bônus é pela aquisição daquele cliente.

É importante deixar muito claro que o BV não é uma prática ilegal, nem incorreta e que até funciona bem em alguns mercados, como o de arquitetura e até jurídico, mas no mercado de casamentos ele muito mal feito e, por isso, não é bem visto pela maioria dos profissionais e nem recomendado.

  • Por que?

A empresa (que geralmente é uma empresa de assessoria e cerimonial) recebe de outros fornecedores, de outros segmentos, um valor percentual do contrato de cada casal que ela indica para aquele fornecedor.

Então, se você tem um cerimonial e indicou para o João e a Maria a empresa de fotografia X, você ganha 10% do valor do contrato quando os noivos fecharem

  • E qual é o problema?
  1. É tudo debaixo dos panos. Na grande maioria das vezes a indicação é feita como se fosse por afinidade, para ajudar a economizar ou porque acredita ser o ideal para aquele casal. A noiva, que é quem está pagando por toda a transação, não fica sabendo dessa relação comercial que existe entre os dois fornecedores.
  2. Engessa o mercado. Muitas empresas boas, que fazem um trabalho incrível e seriam até mais indicadas para um casamento específico, acabam ficando sem espaço no mercado porque não aceitam pagar BV.
  3. Faz parte do trabalho. Se for uma empresa de assessoria, por exemplo, já faz parte do trabalho dela indicar fornecedores e auxiliar na contratação de outros profissionais. Se esse serviço será feito (e pago) à parte, isso deve ser indicado para os noivos.
  • E se eu quiser fazer mesmo assim?

Seja transparente. Em tudo que você fizer, em todas as práticas da empresa, com todos os casais que passarem por aí. Seja confiável. Fale abertamente sobre as coisas e nunca engane os seus clientes.

O post O que é o BV do mercado de casamentos? apareceu primeiro em Prowedding.

]]>
https://prowedding.com.br/bv-do-mercado-de-casamentos/feed/ 1
Quatro estratégias de marketing para o mercado de casamentos https://prowedding.com.br/estrategias-de-marketing-para-o-mercado-de-casamentos/ https://prowedding.com.br/estrategias-de-marketing-para-o-mercado-de-casamentos/#comments Mon, 19 Apr 2021 13:23:00 +0000 https://prowedding.com.br/?p=8847 Quando a gente fala de marketing, as pessoas costumam ter dois pensamentos: o primeiro é que marketing é o Instagram e o segundo é que marketing digital só serve para quem vende curso online. Se você já pensou alguma dessas duas coisas, presta atenção que vou te mostrar que não é bem assim. Separei 4 […]

O post Quatro estratégias de marketing para o mercado de casamentos apareceu primeiro em Prowedding.

]]>
Quando a gente fala de marketing, as pessoas costumam ter dois pensamentos: o primeiro é que marketing é o Instagram e o segundo é que marketing digital só serve para quem vende curso online. Se você já pensou alguma dessas duas coisas, presta atenção que vou te mostrar que não é bem assim. Separei 4 estratégias de marketing para o mercado de casamentos. Qual delas você já usa por aí?

Antes de mais nada, é importante falar que marketing digital serve pra todo mundo. Daqui uns anos, ele vai ser chamado só de marketing… o digital é o caminho e não uma segmentação de produto, entende? Sendo assim, vou repetir: marketing digital é importante para todo mundo. De quem vende bolo a quem faz maquiagem em casa. De quem vende curso a quem tem uma empresa de faxina. De manicures a donos de escolas. Tem que fazer parte da rotina da sua empresa e do seu fluxo de trabalho, combinado?

Vamos, então, às quatro principais estratégias de marketing para o mercado de casamentos:

  1. Redes Sociais

Essa é fácil, né? Todo mundo já sabe que é importante ter um perfil nas redes sociais (preferencialmente, hoje, no Instagram). O que muita gente não sabe é que só ter o perfil não basta. Ele tem que ser estratégico. Você precisa saber o que vai falar lá, para quem vai falar e qual é o seu objetivo com o conteúdo que vai postar no seu Instagram. Senão é só perda de tempo. É simples, mas não é fácil. A maior dificuldade, eu sei, é ser constante. E o maior conselho que eu posso dar é: inclua o Instagram na sua rotina de trabalho e faça bem feito. Faz toda diferença, mesmo que às vezes não pareça fazer.

2. Anúncios

Você pode fazer anúncios para o Facebook, para o Instagram, para o Google, para o Youtube e até para aplicativos que as pessoas fazem login quando usam, como joguinhos de celular, por exemplo. Tenho certeza que você já viu um anúncio enquando jogava Candy Crush.

Muita gente tem dificuldade com anúncios e não vou mentir: é complicadinho mesmo. Mas quando você estuda e aprende o conceito e a lógica (ao invés de repetir checklists que encontra por aí), fica tudo mais fácil e eficiente.

Antes de começar a patrocinar posts e subir campanhas, é importante que você já tenha clareza em relação a algumas coisas: você tem que saber quem é a sua persona, tem que saber qual é o seu objetivo, tem que saber quanto está disposta a gastar com isso e precisa definir um resultado que você espera ter. Com tudo isso em mente, podemos começar, em breve, a estudar mais sobre anúncios na internet. Quer?

3. Blog

Uma boa estratégia para aumentar o seu alcance no google é ter um blog. Use uma página do seu site, ou um subdomínio (algo como blog.seusite.com) e crie conteúdo relacionado ao serviço ou produto que você oferece. Pense nas dificuldades das pessoas, no que elas pesquisariam no Google e no que elas querem saber sobre aquele assunto.

Dessa forma, você pode conseguir alguns acessos de pessoas que estavam procurando de forma menos direta. Ao invés de atrair para o seu site só quem procura “Fotografia de Casamento BH”, você pode chamar a atenção também de pessoas que procuram por “onde tirar fotos em BH”, “ideias para ensaios de noivos”, “como escolher a roupa para fotos de noivado” e etc.

4. SEO

SEO significa Searching Engine Optimization e nada mais é que um conjunto de técnicas de otimização de páginas, sites e blogs que tem o objetivo de melhorar o rankeamento desses sites na pesquisa do Google. Basicamente é um checklist de coisas que a sua página precisa ter e, quanto mais dessas coisas você cumpre, mais a frente você aparece quando alguém procura alguma coisa no Google. Posso explicar com cuidado em um outro post mas, se você tem um site ou um blog e ainda não está atento às regras de SEO te garanto que está perdendo visitas significativas.

E aí? Qual dessas estratégias você já faz por aí?

Ps. se você está interessado em usar o marketing de forma estratégica e eficiente para crescer a sua empresa e conseguir mais clientes, conheça os nossos serviços. Tenho certeza que algum deles é perfeito para você:)

O post Quatro estratégias de marketing para o mercado de casamentos apareceu primeiro em Prowedding.

]]>
https://prowedding.com.br/estrategias-de-marketing-para-o-mercado-de-casamentos/feed/ 1
3 pontos importantes para avaliar uma parceria https://prowedding.com.br/3-pontos-importantes-para-avaliar-uma-parceria/ https://prowedding.com.br/3-pontos-importantes-para-avaliar-uma-parceria/#respond Fri, 19 Mar 2021 17:12:58 +0000 https://prowedding.com.br/?p=8832 O mercado de casamentos é dominado pelas parcerias. Algumas são boas, outras nem tanto. Algumas são estratégicas, outras nem tanto. Algumas trazem resultados incríveis, outras nem tanto. Você precisa saber alguns pontos importantes para avaliar uma parceria antes de decidir se vai ou não aceitar (ou propor). Não é sorte. Não é “pão duragem”. Não […]

O post 3 pontos importantes para avaliar uma parceria apareceu primeiro em Prowedding.

]]>
O mercado de casamentos é dominado pelas parcerias. Algumas são boas, outras nem tanto. Algumas são estratégicas, outras nem tanto. Algumas trazem resultados incríveis, outras nem tanto. Você precisa saber alguns pontos importantes para avaliar uma parceria antes de decidir se vai ou não aceitar (ou propor).

Não é sorte. Não é “pão duragem”. Não é panelinha.

Existem algumas coisas que você tem que colocar na balança toda vez que for aceitar ou propor uma parceria pra que ela seja, de fato, boa para os dois lados.

1. A persona é a mesma?

Vamos supor que você trabalhe, majoritariamente, com casamentos menores e ao ar livre. Qual seria o sentido de fazer uma parceira com um outro fornecedor, ou alguma influenciadora, que conversa mais com noivos que querem um casamento clássico e, provavelmente, não vão querer te contratar?
É muito importante que, tanto na hora de propor quando na hora de aceitar alguma parceria, você pesquise com quem aquela pessoa fala. Quem são os noivos que vão te ver e ver o seu trabalho.

2. Qual é o resultado esperado daquela parceria?

Se é uma parceria com uma influenciadora, provavelmente o seu resultado é publicidade. Pergunte como e onde seu nome vai ser citado e peça para ver dados de engajamento das redes sociais e blogs que você vai aparecer.
Se é uma parceria com outros fornecedores, entenda o que você vai receber em contrapartida. Pode ser fotos do seu trabalho, pode ser divulgação, pode ser até networking e experiência. Sabendo o que você vai receber, fica mais fácil avaliar se é um investimento interessante naquele momento.

3. Pense no seu posicionamento
Se você está começando, é muito interessante fazer parcerias para ser conhecido pelo maior número de pessoas. Se você já tem um posicionamento de mercado, é muito interessante fazer parcerias que irão te colocar como autoridade e referência naquele nicho. Se você quer divulgar algo grande, é muito interessante fazer parcerias que aumentem a visibilidade daquele produto ou serviço que você quer lançar.


Perceba que uma parceria pode ser interessante para todo mundo em algum momento. O importante é que a parceria tenha uma intenção. Um objetivo.

Anotou isso tudo? Agora me conta: você já fez alguma parceria muito boa? E alguma muito ruim?

O post 3 pontos importantes para avaliar uma parceria apareceu primeiro em Prowedding.

]]>
https://prowedding.com.br/3-pontos-importantes-para-avaliar-uma-parceria/feed/ 0
Prego que se destaca leva martelada https://prowedding.com.br/prego-que-se-destaca-leva-martelada/ https://prowedding.com.br/prego-que-se-destaca-leva-martelada/#comments Fri, 19 Mar 2021 17:01:51 +0000 https://prowedding.com.br/?p=8829 Pode ter certeza disso. Prego que se destaca leva martelada. Isso é fato. A pessoa que se destaca incomoda. Incomoda quem tava ensaiando pra sair da zona de conforto e não foi. Incomoda quem sabe que precisa mudar alguma coisa, mas não começou. Incomoda quem queria ter feito primeiro. Incomoda quem tá tentando algo sem […]

O post Prego que se destaca leva martelada apareceu primeiro em Prowedding.

]]>
Pode ter certeza disso.

Prego que se destaca leva martelada. Isso é fato. A pessoa que se destaca incomoda.

Incomoda quem tava ensaiando pra sair da zona de conforto e não foi. Incomoda quem sabe que precisa mudar alguma coisa, mas não começou. Incomoda quem queria ter feito primeiro. Incomoda quem tá tentando algo sem muita convicção. Mas uma coisa é fato: as pessoas mais incomodadas são as que querem continuar fazendo tudo do jeito que sempre deu certo.

O nosso mercado é cheio de “sempre foi assim“. É cheio de “sei que no mundo inteiro isso funciona, mas o mercado de casamentos é diferente”. É cheio de “essa teoria é legal, mas não funciona com as noivas“. Não é de todo mentira, é realmente um mercado diferente e os noivos são, sim, clientes bem peculiares.

Maaaas…

Você pode escolher usar isso como um trampolim pra se destacar ou como um sofá pra ficar sentado de perna pra cima.

Se escolher o trampolim, te prometo uma coisa: você vai sentir aquela adrenalina quando pular mais alto, vai levar uns tombos esquisitos, vai ter gente rindo do lado de fora e, se estiver fora de forma, vai ficar com a perna doendo. Mas, imagina quando você aprender um movimento novo? Quando estiver dando piruetas no ar? Imagina quando ganhar uma medalha?

Se escolher o sofá, pode ser que seja mais confortável. Você não vai precisar sair de casa, pode fazer a sua pipoca e ficar lá fazendo o que gosta de fazer. Só não vale ficar com raiva quando ligar a TV e ver sua amiga voando alto e ganhando medalhas, combinado?

O post Prego que se destaca leva martelada apareceu primeiro em Prowedding.

]]>
https://prowedding.com.br/prego-que-se-destaca-leva-martelada/feed/ 1
A persona no mercado de casamentos https://prowedding.com.br/persona-no-mercado-de-casamentos/ https://prowedding.com.br/persona-no-mercado-de-casamentos/#comments Sat, 30 Jan 2021 18:38:18 +0000 https://prowedding.com.br/?p=8584 Tenho certeza que você já ouviu alguém falar que você precisa definir logo a sua persona, antes de qualquer coisa. Acredito também que a chance de você ainda não ter uma persona e de já estar com preguiça desse assunto é alta. O objetivo desse artigo é de te ajudar a, finalmente, entender onde entra […]

O post A persona no mercado de casamentos apareceu primeiro em Prowedding.

]]>
Tenho certeza que você já ouviu alguém falar que você precisa definir logo a sua persona, antes de qualquer coisa. Acredito também que a chance de você ainda não ter uma persona e de já estar com preguiça desse assunto é alta. O objetivo desse artigo é de te ajudar a, finalmente, entender onde entra o conceito de persona no mercado de casamentos, o que é esse negócio e por que saber isso vai fazer alguma diferença. E, é claro, quando terminar de ler, você vai conseguir criar a sua 🙂

Então, vamos lá! Antes de saber quem é a sua persona, é muito importante que você saiba quem você é. É muito mais fácil, sincero e inteligente achar pessoas que se identificam com você, do que ser uma pessoa diferente para se identificar com o seu público.

Pegue um papel e uma caneta e escreva:

a) quais são os seus principais valores e características? Escolha 4.

(ex. organizada, pontual, elegante, divertida, animada, séria, descontraída, estudiosa, etc)

b) quais são as coisas que você gosta e poderiam ser pontos de contato com o seu cliente? Escolha 4.

(ex: vinhos, séries, atividade física, viagens, festas, família, maquiagem, crianças, plantas, animais, roupas, hobbies, etc)

Anotado? Agora vamos entender, de uma vez por todas, o que é esse negócio e como é a persona no mercado de casamentos. Tem tanta definição de nicho, público alvo e persona que todo mundo acaba ficando meio perdido. O conceito e a analogia a seguir são da Priscila Zillo e são os meus preferidos. Olha só:

Nicho: segmentação do mercado a partir das necessidades e interesses dos clientes.

Público alvo: grupo de pessoas que pode ser beneficiar das soluções que você oferece.

Persona: uma das pessoas desse público alvo.

Imagine que você está em um supermercado. O corredor que tem coisas de beleza é um nicho e o seu produto ou serviço é o creme de cabelo que está na prateleira daquele corredor. Todas as pessoas que passam por ali procurando alguma coisa são o seu público alvo. A Clara, de 17 anos, loira, que passou lá depois do colégio, que gosta de hidratar o cabelo enquanto estuda é a sua Persona.

A persona é, então, um objetivo. É o seu cliente ideal. Se eu te falasse agora que você pode escolher uma noiva perfeita para te contratar, como ela seria? O segredo é esse: você não descobre quem é a sua persona. Você escolhe a sua persona.

Você sabe aí, no fundo do seu coração, qual é o tipo de casamento que você mais gosta de trabalhar. Sabe quanto quer cobrar pelo seu trabalho, qual é o estilo dos noivos que mais te agrada, com quais fornecedores você gostaria de trabalhar, em qual lugar gosta mais de fazer casamentos. Sabendo tudo isso, você direciona a sua comunicação para pessoas que têm esse perfil. A famosa Persona, nada mais é que a materialização de uma dessas pessoas, para facilitar a comunicação e a estratégia da sua empresa.

Definir a persona no mercado de casamentos parece drástico, definitivo, como se fechasse as portas para qualquer outro tipo de cliente, mas não é assim. É só uma questão de estratégia, porque quem fala com todo mundo, não fala com ninguém.

Você pode ter várias personas, sabia? Eu recomento que, inicialmente, você só tenha uma, porque é mais fácil, mas não tem problema ter várias. Você pode ter personas diferentes para serviços diferentes, pode ter personas específicas para ações específicas (como uma feira de noivas, por exemplo) ou para momentos específicos como a Black Friday ou a Pandemia.

Sem mais delongas, vamos criar logo essa persona. Pega um papel e uma caneta e vai anotando as respostas para cada uma dessas perguntas. Se você for sincera e realista, terá um resultado mais eficiente.

Qual é o gênero dessa pessoa?

(Eu sei, o casamento é dos noivos. Tem produto ou serviço que é para os dois, que tanto faz, mas quando a gente conversa, a gente conversa com UMA pessoa. Qual vai ser?)

2. Qual é o nome dela ou dele?

Sim. Tem que ter nome. Fecha o olho e imagina essa pessoa. Como ela é? Loira, morena? Alta, baixa, magra, gorda? Como ela se veste? Anota tudo isso aí e assim que acabar aqui, entra no google e procura uma foto de alguém com essa descrição. Salva a foto. Essa vai ser a sua persona.

3. Quantos anos essa pessoa tem?

Não é de 25 a 35 anos. A persona é uma pessoa. Não é a idade média dos noivos que você já atendeu aí. É a idade dos noivos que você acredita que se identificam com você e o seu trabalho. São mais novos ou mais velhos? Você usa uma linguagem mais madura ou mais jovial? As coisas que você gosta, referências que você usa são mais pra qual idade?

4. Onde essa pessoa mora?

Sim, tem que escolher uma cidade. Você quer que as noivas de onde te contratem? De BH? De São Paulo? Do Rio? De Rondônia? De Recife? Se o seu objetivo é focar em Destination Weddings, tem que escolher um lugar também. Os casais que vão te levar pro Destination são de onde? Já moram fora? São aqui do Brasil e vão casar fora? São mais do interior ou capital? A pessoa tem que morar em algum lugar, isso não significa que o casamento vai ser lá.

5. E o casamento? Como vai ser?

Algo mais tradicional ou mais moderninho? Vai ser um destination na Nova Zelândia, um elopement nas montanhas, uma cerimônia na Igreja mais tradicional da cidade ou algo mais informal na fazenda dos pais?

Vai ter festa? Uma festa animada ou um almoço mais “comportado”? A cerimônia vai ser religiosa, poética ou realizada por amigos e familiares? Quantos convidados serão? O casamento vai ser ao ar livre ou em um salão fechado?

Quanto mais detalhes você conseguir listar da sua Persona, mais informações você tem na hora de se comunicar com ela.

6. Quais são os medos e dificuldades nos preparativos?

Essa pessoa está preocupada com o orçamento ou tem isso sob controle? Está na dúvida se gasta mais ou se deixa mais dinheiro para a lua de mel? Está com medo de levar cano de algum fornecedor? Fica sem saber se a mãe ou a sogra vão gostar das coisas que ela tá escolhendo? Tem medo de não conseguir comportar todo mundo na lista de convidados? Está preocupada com a possibilidade de chover? Quais pontos têm sido difíceis e têm tirado o sono nos preparativos do casamento?

7. Qual é o objetivo desse casamento?

Essa pessoa quer impressionar as famílias? Quer que seja a festa mais animada que os amigos já foram? Quer ter as fotos mais lindas da vida? Quer se divertir até de manhã? Quer que seja a cara do casal? Quer que todo mundo se emocione? Quer reunir a família toda? Quer que o parceiro ou parceira veja que valeu a pena? Quer realizar o sonho de infância? O que quer que falem do casamento depois que ele passar?

8. Se você perguntar em uma reunião quais são as 3 prioridades do casamento, o que essa pessoa responderia?

O que vai ser? Servir uma boa comida? Uma pista de dança animada? O melhor fotógrafo de BH? Um vestido de noiva de marca? Em quais coisas essa pessoa está disposta a gastar mais?

9. Quem ela escuta em relação ao casamento?

É o companheiro ou companheira? É a mãe que é super próxima e vai em todas as reuniões? É a melhor amiga? O padrinho? É o pai que está pagando? Prefere definir tudo sozinha? É alguma blogueira? Quem você também precisa “conquistar” ou seguir para acompanhar as decisões?

10. O que ela gosta de fazer quando não está organizando o casamento?

Vê seriados? Quais? Gosta de balada ou é mais de ficar em casa? Quando sai com o companheiro ou companheira, eles vão mais pra barzinho com a galera, no cinema ou preferem cozinhar em casa para os amigos? Faz atividade física? Porque gosta ou porque quer emagrecer pro casamento? É mais sociável e conversa com todo mundo ou é mais quieta?

11. E em relação ao dinheiro?

Essa pessoa acha que ganha bem? Trabalha com o que? Compra coisas online ou prefere a moda antiga? Usa qual celular? Está pagando o casamento ou é a família? O orçamento tá apertado ou está tranquilo? E a lua de mel? Vai ter? vai ser onde? Qual é o budget para o casamento todo?

12. É uma pessoa tecnológica?

Está sempre online ou prefere a vida analógica? Passa o dia no Instagram, segue todos os blogs, ou não liga muito pra isso? Mergulhou de cabeça nos preparativos do casamento ou só quer resolver tudo logo de uma forma mais prática?

Junte todas as respostas em um texto e voilá: essa é a sua persona! Se quiser mais algumas ideias de perguntas, o pessoal de marketing digital usa o Mapa da Empatia, mas cuidado: preste atenção em pontos e perguntas que irão, de fato, fazer diferença no seu mercado.

Ufa! É muita coisa, eu sei. Mas acredite em mim: quanto mais detalhes você tiver da sua Persona, mais fácil vai ser se comunicar com ela. E não se engane! A Persona não serve só para criar conteúdo no Instagram. Quando você souber quem é a sua persona, todas as decisões que tomar na sua empresa serão pensando nela. Está em dúvida se participa ou não de uma feira? Pense se a Maria ou o Pedro iriam nessa feira. Está sem saber com quais fornecedores estreitar os laços, pense em quais fornecedores a Maria ou o Pedro gostariam de contratar. Vai criar uma promoção de dia dos namorados? Pense se a Maria ou o Pedro achariam interessante, brega ou divertido. Não sabe quanto cobrar por alguma coisa? Pense em quanto a Maria ou o Pedro pagariam por aquilo.

Você não gastou todo esse tempo aqui a toa. Vai por mim: essa persona que você criou vai fazer parte do dia a dia da sua empresa a partir de hoje. Combinado?

E se quiser aprender direitinho como falar com os noivos e transformá-los em clientes, clica nesse botão aqui embaixo e vem pro TCPV 🙂

O post A persona no mercado de casamentos apareceu primeiro em Prowedding.

]]>
https://prowedding.com.br/persona-no-mercado-de-casamentos/feed/ 11
Noivos são clientes diferentes https://prowedding.com.br/noivos-sao-clientes-diferentes/ https://prowedding.com.br/noivos-sao-clientes-diferentes/#comments Mon, 11 Jan 2021 18:25:51 +0000 https://prowedding.com.br/?p=8532 Pode parecer que estou exagerando, mas os noivos são clientes diferentes sim. Você pode pensar que os noivos são clientes diferentes porque o casamento é, em geral, a primeira vez na vida que a pessoa investe um montante tão alto de dinheiro em alguma coisa. Pode pensar também que são diferentes porque todo esse dinheiro […]

O post Noivos são clientes diferentes apareceu primeiro em Prowedding.

]]>
Pode parecer que estou exagerando, mas os noivos são clientes diferentes sim.

Você pode pensar que os noivos são clientes diferentes porque o casamento é, em geral, a primeira vez na vida que a pessoa investe um montante tão alto de dinheiro em alguma coisa.

Pode pensar também que são diferentes porque todo esse dinheiro que estão gastando vêm cheio de expectativas, ideias e sonhos envolvidos e que, por ser um dia tão importante e tão caro, eles esperam ser tratados com mais atenção, cuidado e procuram fornecedores que passem segurança e demonstrem se importar.

Sim, essas são características do público desse mercado, mas não é a principal peculiaridade.

A principal característica dos noivos é que não são clientes recorrentes. E por que isso faz tanta diferença? Porque quem trabalha com noivos, tem que encantar ainda mais.

Vou explicar: na grande maioria dos mercados, o grande objetivo de atender bem e prestar um serviço de qualidade é conquistar o cliente para que ele volte e use o seu serviço toda vez que precisar daquilo. Se você tem um restaurante, por exemplo, e seu cliente sai de lá feliz, ele volta várias vezes. Se você tem uma loja de aluguel de vestidos de festa e a cliente gosta, ela aluga lá toda vez que tiver uma festa. Se você tem uma casa de festa infantil, os pais podem fazer o aniversário dos filhos lá todo ano, mas o casamento, geralmente, é só uma vez. As pessoas não se casam todo ano. A maioria delas não costuma fazer festas do porte de um casamento com frequência. Sendo assim, se elas não vão voltar, por que é tão importante conquista-las?

Esse é justamente o ponto. Como eles, provavelmente, não irão te contratar de novo, não adianta só convencer os noivos de que você é bom o suficiente para eles ficarem satisfeitos e voltarem, você tem que encantá-los a ponto de falarem de você para as outras pessoas. E se isso acontecer, você tem um outdoor, um influencer, uma propaganda para sempre.

Toda vez que surgir o assunto casamento, um dos dois vai falar “você tem que conversar com o fulano, foi o meu fornecedor preferido!” ou “já corre pra ver se a ciclana tem a data, você tem que fazer com ela”. E vou ser sincera com vocês: uma divulgação na internet (em um blog, por exemplo) é excelente e dá muito resultado porque alcança uma número maior de pessoas, mas nada passa mais confiança que a melhor amiga da noiva falando que ela precisa de você. Nada passa mais confiança que uma pessoa que já casou e passou por toda a experiência falando que seu trabalho é impecável, que todo mundo deveria ter um videomaker/fotógrafo/buffet/vestido/cerimonial ou qualquer outra coisa assim.

Uma noiva que tem seu sonho realizado, tem prazer em contar isso para todo mundo que quiser ouvir, em mostrar para as amigas o quanto valeu a pena contratar aquele serviço e ela será para sempre uma propaganda gratuita do seu trabalho. Sempre que surgir o assunto casamento (e é um assunto que surge muito) ela falará o quanto ficou satisfeita, feliz e realizada e indicará, de coração, para todas as noivas que conversar sobre o assunto. É assim que funciona. As noivas gostam de ter orgulho do casamento, de contar tudo que deu certo e de falar dos fornecedores que deixaram o dia mais feliz e tranquilo, já que é um processo tão difícil.

Gosto de brincar que quando o casamento passa, a “ex-noiva”, fica com o HD cheio de informações, ideias, relatos e experiências e fica doida pra encontrar alguma noiva para passar todo aquele conhecimento.

Da mesma forma, porém, acontece se ela não gostar de algum fornecedor. A frustração será tão grande e tão doída, que ela fará questão de avisar a todas as noivas que encontrar para não cometer esse erro. É muito ruim ter um sonho frustrado ou ser mal atendida em alguma coisa que a gente contrata. E assim, por falta de atenção ou cuidado, você terá uma contra propaganda toda vez que esse assunto surgir perto dela, seja numa mesa de amigas ou nos famosos grupos do Facebook.

Nesse mercado é assim que funciona. Os fornecedores que se destacam, seja para o bem ou para o mal, nunca serão esquecidos. Em qualquer mesa que o assunto surgir, seja no mês seguinte, ou dali a 20 anos, aquela noiva se lembrará do seu casamento e falará dele, afinal de contas, é mesmo um dos momentos mais importantes e marcantes da vida.

Diante disso tudo, agora que você já sabe que os noivos são clientes diferentes, cabe a você decidir como quer ser lembrado e o que pode fazer a partir de AGORA pra garantir que isso aconteça. E já vou lançar um desafio: o que você pode começar a mudar HOJE para que a noiva tenha, ao invés de um serviço, uma experiência?

O post Noivos são clientes diferentes apareceu primeiro em Prowedding.

]]>
https://prowedding.com.br/noivos-sao-clientes-diferentes/feed/ 3
3 motivos para levar o seu Instagram a sério https://prowedding.com.br/levar-o-seu-instagram-a-serio/ https://prowedding.com.br/levar-o-seu-instagram-a-serio/#respond Mon, 11 Jan 2021 18:11:25 +0000 https://prowedding.com.br/?p=8529 As redes sociais chegaram com tudo e isso não é segredo pra ninguém, mas muita gente ainda não percebeu que tem que levar o Instagram a sério e encarar as postagens, stories e criação de conteúdo como parte do trabalho. Talvez você tenha revirado os olhos aí, ainda pensando que é muito tempo gasto para […]

O post 3 motivos para levar o seu Instagram a sério apareceu primeiro em Prowedding.

]]>
As redes sociais chegaram com tudo e isso não é segredo pra ninguém, mas muita gente ainda não percebeu que tem que levar o Instagram a sério e encarar as postagens, stories e criação de conteúdo como parte do trabalho. Talvez você tenha revirado os olhos aí, ainda pensando que é muito tempo gasto para pouco retorno, que só vai fazer quando der e que tá indo muito bem e não precisa disso pra vender.

Não vou dizer que é indispensável e que para que uma pessoa tenha sucesso ela precisa se dedicar ao Instagram, mas preciso que você saiba que é, com certeza, o caminho mais fácil e que mais compensa. Justamente por isso, quero te dar 3 motivos para levar o seu Instagram a sério.

  1. Ele é o seu cartão de visitas

Há alguns anos, as pessoas se encontravam em um evento e trocavam cartões pra manterem o contato. Hoje, mesmo que continuem usando o cartão, o contato vai direto para as redes sociais. É lá que a pessoa vê como você atua, como você se apresenta, como mostra e fala do seu trabalho, se é ou não reconhecido pelas pessoas, se passa ou não uma imagem profissional. É lá também que a pessoa te procura se quiser te contratar ou propor uma parceria.

2. Ele é o seu portifólio

E tem que ser um portifólio legal, né? Pensa no mundo off-line. Vamos supor que você trabalhe com bolos de casamento. Uma noiva vai no seu escritório ver e provar o seu trabalho. Você vai mostrar pra ela um bolo que foi feito anteontem e, apesar de ainda estar gostoso, já não tá mais tão bonito, ou vai mostrar um trabalho impecável, do sabor que faz mais sucesso?

A primeira impressão leva segundos e é difícil mudar a primeira impressão que alguém teve de alguma coisa. Use esses primeiros segundos ao seu favor.

Se você não faria isso no mundo off-line, por que no seu Instagram você vai colocar fotos feias, mal tiradas, com a luz ruim? Cada pessoa que tá entrando ali pra ver o seu trabalho, é como se estivesse indo no seu escritório ver o seu portifólio. Pense com carinho nas fotos que vai escolher, no que pode escrever na legenda para chamar a atenção.

3. É uma rede social

Todo mundo sabe disso, mas quase ninguém usa o Instagram como rede social. A rede social serve pra ter contato com outras pessoas, seja a sua tia que mora em Portugal, seja a marca que você quer contratar. As pessoas usam as redes sociais para se aproximar. É por isso que os stories fazem tanta diferença para as marcas atualmente.

Use o seu Instagram para te aproximar das noivas que você quer que contrate o seu trabalho. Mostre o que ela quer ver, tire dúvidas, responda comentários, crie relacionamentos.

Que tal começar a levar o seu Instagram a sério a partir de agora? O primeiro passo é conhecer o Instagram para Casamentos 🙂

O post 3 motivos para levar o seu Instagram a sério apareceu primeiro em Prowedding.

]]>
https://prowedding.com.br/levar-o-seu-instagram-a-serio/feed/ 0
E se os noivos escolherem um concorrente mais barato? https://prowedding.com.br/concorrente-mais-barato/ https://prowedding.com.br/concorrente-mais-barato/#comments Sun, 10 Jan 2021 20:25:26 +0000 https://prowedding.com.br/?p=8454 Antes de ficar triste, chateada ou repensar totalmente o seu preço e seu trabalho porque aquele casal escolheu um concorrente mais barato, é importante pensar em 3 pontos muito importantes. É seu concorrente mesmo? A primeira coisa que você tem que avaliar é se, de fato, aquela pessoa concorre diretamente com você e isso é […]

O post E se os noivos escolherem um concorrente mais barato? apareceu primeiro em Prowedding.

]]>
Antes de ficar triste, chateada ou repensar totalmente o seu preço e seu trabalho porque aquele casal escolheu um concorrente mais barato, é importante pensar em 3 pontos muito importantes.

  1. É seu concorrente mesmo?

A primeira coisa que você tem que avaliar é se, de fato, aquela pessoa concorre diretamente com você e isso é mais difícil do que parece. Vocês fazem exatamente a mesma coisa? Com a mesma qualidade? A mesma entrega? A experiência que proporcionam é a mesma?

É muito importante ter uma coisa em mente: trabalhar no mesmo segmento não significa fazer a mesma coisa. Não é porque a outra pessoa também é fotógrafo, que é seu concorrente. Não é porque vocês duas atuam como cerimonialistas que são concorrentes.

Quer um exemplo fácil de entender? Uma bolsa da Zara é uma bolsa. Uma da Chanel também. As duas servem para carregar coisas, as duas servem para compor um look, as duas são bonitas e as duas atingem o objetivo que precisam atingir. Mas você concorda comigo que, em nenhum sentido, elas são concorrentes? Uma bolsa da Zara e uma da Chanel tem propostas, objetivos e clientes diferentes. Assim como o preço.

2. Você faria esse trabalho por esse preço?

Para e pensa: valeria a pena, financeiramente, cobrar esse mesmo preço que o concorrente mais barato cobrou?

O preço tem que ser definido com base em um monte de cálculos. Você fez os seus ou definiu um número com base no mercado e em fatores externos?

Lembra do conceito de “mesma coisa” que falei ali em cima. Se vocês fazem A MESMA COISA, como aquela pessoa consegue cobrar esse preço, sustentar a empresa e ter lucro? Pesquise.

3. Qual é o seu valor?

Não é só o preço que conta na decisão dos noivos de contratar alguém. Nunca é. Mesmo os noivos que só querem economizar a qualquer custo. Mesmo que o preço seja, de fato, uma coisa que pesa muito na decisão. Nunca é só sobre preço.

Pensa bem. Se você quer comer um sanduíche barato, você vai onde? No Mc Donalds. Existem sanduíches mais baratos, com certeza. Muito mais baratos. Mas o Mc Donalds já te mostrou que o barato deles vale aquele preço. Não é só definir o preço. Você tem que mostrar para os noivos o quanto vale, de verdade, o seu trabalho. E a melhor forma de fazer isso é deixando muito claro para eles o resultado e a transformação que eles terão se te escolherem. E aqui preciso muito ressaltar um ponto: o que mostra valor é o resultado, não o caminho.

O post E se os noivos escolherem um concorrente mais barato? apareceu primeiro em Prowedding.

]]>
https://prowedding.com.br/concorrente-mais-barato/feed/ 1